Durante a evolução dos metazoários, um reino que agrupa seres multicelulares, sendo que estas células se agrupam formando tecidos; e possuidores de um sistema digestório, dois sistemas surgem para coordenar os outros órgãos que apareceram ao logo do tempo: Sistema Nervoso e Endócrino. O sistema endócrino faz com que o sistema nervoso possa conhecer o ambiente e interagisse com ele.
O Sistema Nervoso é constituído de duas partes: o SNC- Sistema Nervoso Central e SNP- Sistema Nervoso Periférico, (Fig 1). O sistema nervoso periférico é formado por nervos espinhais e ganglianos, terminais sensitivos e motores, cujas fibras nervosas são capazes de colher informações e transmití-las ao sistema nervoso central, enviando as mensagens para outros órgãos do corpo. O sistema nervoso central é constituído de encéfalo e medula. A medula está localizada dentro da coluna vertebral e o encéfalo, dentro do crânio. Ele é subdivido em três partes: cerebelo, tronco encefálico e o cérebro, que é formado por dois hemisférios, direito e esquerdo (Fig 2). O esquerdo é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. O direito, cuida do pensamento e criatividade. Em uma pessoa canhota, essas funções são trocadas entre os dois hemisférios.
Fig 1. Distribuição do sistema nervoso central e periférico. Fig 2. Localização e funções dos hemisférios ( direito e esquerdo). |
Através do estudo das estruturas cerebrais, é permitido que possamos comparar as relações que existem entre as diferentes espécies de vertebrados, como localizações e anatomia destas estruturas. Em relação a evolução, nós humanos herdamos dos nossos ancestrais neurônios que não sofreram mudanças ao longo da evolução, eles possuem o mesmo aspecto e função. O nosso sistema nervoso difere dos demais devido a enorme quantidade de neurônios e as suas interligações. Os invertebrados possuem poucos neurônios, mas estes funcionam bem. Basta pegar o exemplo de uma aranha caçadora e o seu comportamento na hora que vai em busca de uma presa, ou , uma mariposa que possui apenas um neurônio e mesmo assim, detecta o ultrassom produzido pelos morcegos, facilitando a sua fuga. O cérebro humano possui cerca de 100 bilhões de neurônios.
Comparando os cérebros entre os vertebrados, nota-se que cada grupo que surgia possuía um cérebro maior. Primatas e hominídeos vêm aumentado gradativamente o tamanho cerebral. O cérebro dos símios era bem pequeno, seu volume tinha cerca de meio litro, do tamanho do cérebro de um chimpanzé. O cérebro humano é cerca de 3 vezes maior. A medida que os nossos ancestrais evoluíram, foi preciso aprender ações cada vez mais complexas, eles precisavam de cérebros maiores e melhores, poderosos e adaptáveis.
Fig 3. Possível evolução cerebral. |
DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DE UM FETO:
O cérebro humano tem um desenvolvimento acelerado. Após a fecundação, já pode ser visto uma protuberância no meio de um disco de células. Na quinta semana de gestação, duas protuberâncias, os futuros hemisférios cerebrais, podem ser identificados. A partir daí, os neurônios se dividirão várias vezes, sendo rápida, produzindo 250 mil novos neurônios por minuto. No fim do primeiro mês de gestação, pode- se ver o cérebro em formação. Dentro desta etapa, o córtex dá início ao seu desenvolvimento. Na sétima semana, balões que darão início aos hemisférios cerebrais, têm o tamanho de uma ervilha e as paredes possuem camadas com uma espessura de fio de cabelo.
Da sétima até a vigésima semana, cerca de 50.000 até 100.000 células são produzidas por segundo. A partir destes milhares, são produzidas células da glia ou células gliais, constituintes de cerca de 90% do sistema nervoso central de um adulto. A destruição destas células que pode ser causada por doenças , causam danos como a interrupção da comunicação no sistema nervoso central.
Na décima semana de gestação, o tubo neural já pode ser observado. Esta estrutura dará origem a medula espinhal. Na semana seguinte, os dois hemisférios aparecem e ainda, surge o cerebelo. Futuramente, ele será responsável pelo equilíbrio, coordenação e tônus muscular. Os hemisférios também começam a tomar forma neste período.
Ao término da proliferação dos neurônios, apresentam o desenvolvimento dos dendritos e axônios, permitindo as sinapses e passagens de informações neurais permitindo o surgimento de movimentos espontâneos do bebê.
O homem não possui o maior cérebro do reino animal, pois existem outros serem com cérebros maiores como baleias e elefantes, mas se compararmos ao tamanho do corpo, ele e o golfinho, prevalecem. A comparação do cérebro em animais com peso corporal diferente é feita da seguinte forma: é feito um quociente encefalização ( razão entre o peso do cérebro e o volume do corpo). Menor que 1, a espécie tem um cérebro menor que a média das espécies, com o mesmo tamanho corporal, se for maior que 1, a espécie tem em cérebro maior que outro, também com mesmo peso. o ser humano possui o quociente de valor 8, ou seja, seu cérebro é oito vezes maior que de outros animais com um mesmo porte.
COMO FUNCIONA O CÉREBRO:
Existem tipos básicos de neurônios que constituem o sistema nervoso:
O cérebro possui as seguintes partes:
Tronco encefálico- que se divide em bulbo, ponte e mesencéfalo. O tronco encefálico controla os reflexos e funções automáticas( frequência cardíaca e pressão arterial) movimento dos membros e funções viscerais, como digestão e micção;
Cerebelo- integra informações do movimento vestibular que indicam posição e movimento e utiliza essas informações para coordenar os movimentos dos membros;
Cérebro superior ou córtex cerebral- integra informações de todos os órgãos dos sentidos, inicia as funções motoras; controla as emoções; realiza processos de memória e pensamento.
CANTO, Geny Aparecida, SCHIMDEK, Werner Robert. Especialização do sistema nervoso, especialização hemisférica e plasticidade cerebral: um caminho ainda a ser percorrido.Revista Pensamento Biocêntrico. Pelotas, n 10 jul/dez 2008. Disponível em : <http://http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/Evolucao-Cerebro.pdf> Acesso em 09 set.2013.
COMO FUNCIONA O CÉREBRO:
O cérebro realiza várias tarefas como: controlar a temperatura do corpo, pressão arterial, frequência cardíaca, respiratória; aceita informações vindas dos sentidos do corpo como o olfato, visão, paladar; controla os movimentos físicos, nos faz raciocinar, sonhar, sentir emoções.
Primeiramente, nosso cérebro é composto por aproximados 100 bilhões de células nervosas, os neurônios, que juntam e transmitem sinais eletroquímicos através de longas distâncias de um para outro neurônio. Eles são constituídos por três partes:
Corpo celular- possui todos os componentes celulares e é vital para o neurônio, pois sem ele, a célula pode morrer;
Axônio- projeção longa da célula, transporta a mensagem eletroquímica( impulso nervoso ou potencial de ação), ao longo da célula, Eles podem ser recobertos por uma fina camada de mielina, que funciona como um isolamento. A mielina é constituída de gordura e ajuda na transmissão do impulso nervoso através do axônio.
Dendritos- realizam conexões com outras células e permitem que o neurônio se comunique com outras células. Se localizam em uma ou em duas terminações da célula.^
Existem tipos básicos de neurônios que constituem o sistema nervoso:
Neurônios motores- controlam as contrações dos músculos;
Neurônios sensoriais- transportam sinais da extremidades do corpo( periferias) para o sistema nervoso central;
Neurônios motores- transportam sinais do sistema nervoso central para as extremidades( músculos, glândulas, pele), do nosso corpo;
Iterneurônios- conectam vários neurônios dentro do cérebro e da medula espinhal.
Fig 6. Tipos de neurônios.
Tronco encefálico- que se divide em bulbo, ponte e mesencéfalo. O tronco encefálico controla os reflexos e funções automáticas( frequência cardíaca e pressão arterial) movimento dos membros e funções viscerais, como digestão e micção;
Cerebelo- integra informações do movimento vestibular que indicam posição e movimento e utiliza essas informações para coordenar os movimentos dos membros;
Cérebro superior ou córtex cerebral- integra informações de todos os órgãos dos sentidos, inicia as funções motoras; controla as emoções; realiza processos de memória e pensamento.
Fig 7. Partes do cérebro. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FREUDENRICH, Craig. Como funciona o cérebro? Disponível em : <http://http://saude.hsw.uol.com.br/cerebro5.htm> Acesso em 09 set. 2013;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário